ARGO
notícia sustentável
30% de desconto até amanhã!
Sexta-feira, 18 de junho de 2023 às 20:00, por Catia Couto
Ser eco sustentável não é algo questionável. Isso, é claro, se quiser adequar-se ao mercado que, podemos dizer que ainda é muito pouco, sendo que 12,3% de participação no PIB brasileiro, a moda sustentável já é um passo fundamental para alçarmos 90% dentro de 10 a 20 anos. Veja que grandes marcas como Prada, Chanel e Hermès assinaram o Fashion Pact - um acordo para reduzir os impactos ambientais causados pela indústria, com o foco em três áreas: clima, biodiversidade e oceanos. Ao todo, são 32 empresas globais de moda têxtil envolvidas. A Prada, inclusive, comprometeu-se a banir o nylon de suas coleções até 2023. Um passo importante para a marca italiana, que também anunciou recentemente o fim do uso de pele animal. As iniciativas não param por aí: finalizando a mais recente Semana de Moda de Milão, ocorreu o Green Carpet Fashion Awards, o “Oscar da moda sustentável”, que premiou diversos nomes da indústria por suas trajetórias conscientes. No Brasil também já existem diversas marcas eco-friendly. Como principais referências podemos citar a Osklen, junto a seu projeto ASAP, e a Vert.
Green Carpet
Fashion Awards, Itália 2020
A edição virtual pioneira do GCFA, Italia 2020 estreou no sábado, 10 de outubro de 2020.
Dirigido por Giorgio Testi, indicado ao Grammy, e produzido pela Pulse Films, vencedora do Emmy, este show revolucionário projetado pela NorthHouse combina imagens cinematográficas com uma fusão de realidade aumentada e efeitos visuais criados usando mecanismos de jogos em tempo real e com os principais talentos e opiniões do mundo formadores que aparecem como hologramas cortesia da ARHT Media.
Assista ao incrível filme do Green Carpet Fashion Awards deste ano, Itália 2020: Sky on Demand ou Now TV
Todos os outros territórios: canal de moda do YouTube
Green Carpet
Fashion Awards 2019
A segunda edição do GCFAs foi realizada no Teatro all Scala de Milão. Cate Blanchett, Julianne Moore e Cindy Crawford estiveram entre as apresentadoras dos 13 prêmios.
Green Carpet
Fashion Awards 2019
A edição de 2019 do GCFA, Italia aconteceu no domingo, 22 de setembro de 2019, no icônico Teatro alla Scala, em Milão. Entre os premiados estavam Valentino Garavani, os Gondoleiros de Veneza e Stella McCartney.
Green Carpet
Fashion Awards 2017
A primeira edição dos GCFAs de 2017 viu o mundo da moda se reunir no Teatro all Scala para celebrar os produtores italianos que defendem o artesanato tradicional e a inovação.
INSIGHTS DA INDÚSTRIA Vencedores do Prêmio GCFA 2017 20/08/2018 | POR ECO-AGE
Brunello Cucinelli premiado com Comunidade e Justiça Social Apresentado por Colin Firth
As costureiras da Maison Valentino premiadas com The Art of Craftsmanship Apresentado por Annie Lennox
Tom Ford premiado como Melhor Designer Internacional apoiando Made In Italy Apresentado por Anna Wintour. Andrew Garfield recebeu o prêmio em nome de Tom Ford
Orange Fiber e Newlife premiadas Tecnologia e Inovação Apresentado por Mira Duma e Derek Blasberg
Enquanto isso, a jovem startup de moda alcança certificação de sustentabilidade e é reconhecida internacionalmente.
A certificação é resultado de um ano inteiro de trabalho teimoso, e hoje estamos super orgulhosos", diz Lærke Nikolajsen, um dos co-fundadores da Proem Parades.
Foto: Proem Parades
Uma empresa certificada pela B-Corp deve atender a altos padrões de desempenho social e ambiental, transparência e prestação de contas. Em todo o mundo, 4600 empresas obtiveram a certificação. A pontuação média das empresas nórdicas B-corp é de 91,5. Proem Parades tem uma pontuação de 94,4. A cada três anos, os requisitos são atualizados para manter a certificação, por isso é uma certificação que compromete e exige altas ambições.
"Quando você prioriza recursos, horas e dinheiro em uma pequena empresa nova para solicitar uma certificação tão complicada, ela diz um pouco sobre nossas ambições. Somos impulsionados pela criação de impacto e crescimento, mas nunca às custas do planeta", diz Stine Brynjolf, segunda co-fundadora da Proem Parades.
Vitrine em Paris. Foto: Ganni
Ganni abre não apenas uma, mas duas lojas em Paris
Ganni está em uma viagem de desenvolvimento meteórico, e agora a viagem para Paris. A marca de moda dinamarquesa pode anunciar a abertura de suas duas primeiras lojas em Paris. As lojas estarão localizadas em duas das áreas de varejo mais procuradas de Paris, a Marais e Saint-Honoré.
"A França é um mercado-chave para a Ganni, e como Paris é considerada uma das capitais de moda mais importantes do mundo, a abertura de nossas duas primeiras lojas de varejo na cidade é um passo importante para a presença da nossa marca", disse Andrea Baldo, CEO da Ganni, em comunicado à imprensa.
As aberturas das lojas marcam um próximo passo na expansão global da Ganni e ajudarão a desenvolver a estrutura comunitária da marca na França.
"Ganni tem uma comunidade fiel em Paris e investimos na área nos últimos anos através de vários canais, bem como criamos um escritório e estúdio parisiense, por isso estamos muito animados em ter duas lojas físicas abrindo em locais tão proeminentes. É uma grande oportunidade para fortalecer os laços com a nossa comunidade e se envolver fisicamente com eles", diz.
A Les Deux firma uma grande parceria com F.C. Copenhague
"É com muito orgulho que apresentamos a parceria com Les Deux, com quem há muito tempo temos uma boa e próxima relação. A marca se origina – como nós – de Copenhague, e compartilhamos grandes ambições internacionais, enquanto temos alguns valores comuns sobre estar constantemente à frente e se desenvolver para cumprir nossas grandes ambições. Vamos mudar a estrutura para esse tipo de parceria de marca em uma direção que estamos confiantes de que agradará aos nossos fãs, que são muito pensados em nossos planos conjuntos com les Deux", diz Jacob Lauesen, diretor da F.C. Copenhague, em um comunicado à imprensa sobre a nova parceria entre o clube de futebol e les Deux. Com a nova parceria, Les Deux será parceiro formal de desgaste da F.C. Copenhague, e aqui eles criaram uma coleção onde torcedores, jogadores e outros representantes do clube podem mostrar seu apoio fora do campo de futebol. A coleção incluirá estilos mais formais e roupas casuais. E esta não é a primeira vez que Les Deux colabora com F.C Copenhague. Em 2015, Les Deux projetou a terceira camisa para o time, e no ano passado eles criaram uma coleção exclusiva para os torcedores do clube. Uma coleção que foi como pão quente, que, portanto, deu origem à nova parceria de três anos.
"Uma parceria com o maior clube da Escandinávia e um representante internacional consistente do futebol dinamarquês é uma parceria que faz muito sentido e valor para a jornada em que nós mesmos estamos em Les Deux. Além disso, achamos que é uma oportunidade interessante para criar uma parceria que também tenha um grande valor para os torcedores do clube e para ativar les Deux em uma área que não vemos explorados em tantos outros lugares: a vida como torcedor e jogando fora do campo de futebol. Les Deux é construído sobre um desejo constante de desenvolver e empurrar o bar para o possível, mas com foco em uma cultura inclusiva enraizada em nossos funcionários. Da mesma forma, queremos focar em como funcionários, jogadores e torcedores sempre desempenham um papel importante na busca constante de ambição e novos objetivos em nome do clube, mesmo quando as luzes estão apagadas. É uma parceria emocionante para nós, da qual estamos ansiosos para fazer parte e desenvolver nos próximos três anos", disse Andreas Von Der Heide, fundador do Les Deux, no comunicado à imprensa.
A coleção pode ser comprada no site da FCK a partir de 14 de fevereiro e no salto de fãs a partir do início da temporada em 20 de fevereiro.
Foto: Boozt
Boozt quer tornar a escolha sustentável mais fácil para o cliente
final Para promover um comportamento mais verde do consumidor, a gigante sueca da moda Boozt está lançando agora uma nova seção sobre Boozt.com. O "Made With Care" é chamado de seção, que tem como foco maior transparência e inclui mais de 28.000 produtos de moda e beleza, todos os quais devem atender aos critérios de sustentabilidade da Boozt.
"Com a nova experiência Made With Care, o desejo é ajudar nossos clientes a navegar no complexo tema da sustentabilidade. Temos trabalhado em estreita colaboração com nossas marcas para garantir informações confiáveis sobre sustentabilidade e uma gama de produtos com curadoria que atendam aos nossos critérios de sustentabilidade. Dessa forma, os clientes podem se sentir devidamente informados e inspirados a comprar com base em seu conjunto de valores", diz Gloria Tramontana, gerente de Sustentabilidade da Boozt.
Para vender seus produtos através da seção Made With Care, você, como marca, deve obter dados precisos e confiáveis sobre sua cadeia de suprimentos, que devem então ser aprovados pela Boozt. Os produtos serão então categorizados com ícones sobre suas áreas de influência, por exemplo 'orgânicos', 'reciclados' ou 'não testados em animais'. Os produtos de moda são avaliados nas exigências ambientais, sociais e químicas, enquanto os produtos de beleza são avaliados sobre as exigências de ingredientes, embalagens e requisitos sociais. Você pode ler mais sobre os critérios de sustentabilidade da Boozt aqui. mas não agoraaaaa! Depois de curtir mais um pouquinho a nossa história na nossa página, pode ser?! Então, continua lendo mais abaixo, depois mude de página! ok
Todos já sabem ou, a maior parte de nós sabemos que a indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo. Pelo grande uso de recursos naturais empregados durante a produção (como água, matérias-primas e combustíveis fósseis). Em um ano de existência, a marca de sandálias fundada em 2018 afirmou-se como alternativa ao consumo tradicional. Apesar de todo o impacto negativo que a indústria constrói, todos precisam de roupas, caçados, e até certos acessórios, para se vestir. Complexo né! Então como contornar essa situação, para levar uma vida mais eco sustentável? Sem dúvida precisamos criar mais soluções e rápidas.
Usando matérias-primas sustentáveis, buscando levar senso de responsabilidade em relação ao impacto do consumo no mundo, com taxas, multas.
Linus (Foto: Divulgação)
'O foco é criar itens atemporais e descomplicados.
As sandálias de tiras são um dos itens mais confortáveis do guarda-roupa, além de superversáteis na hora de criar diferentes combinações. Na Linus, esse modelo é a estrela da marca, que foi criada no sse modelo é a estrela da marca, que foi criada no final de 2018. Completamente recicláveis e veganos, os calçados da grife são produzidos usando PVC ecológico livre de metais pesados, utilizando 70% e fontes renováveis em sua composição e com plastificantes de origem 100% vegetal, que ajudam a diminuir a pegada de carbono que seria emitida no meio ambiente. “A escolha de criar sapatos unissex também tem a ver com a sustentabilidade. Nós buscamos um design prático, minimalista e atemporal, porque não queremos incentivar um consumo frenético, a ideia é ter um calçado que possa ser usado a qualquer momento e que dure muito tempo. Isso é ecológico”, falou Isabela Chusid, criadora da Linus, que completou: “O conceito da marca é ir no caminho do bem. Para mim, o bem não é um lugar que eu vou chegar, é um local que quero sempre percorrer, revisitar e ver o que posso fazer de melhor. Queremos oferecer para os nossos clientes a caminhada mais confortável que eles já experimentaram, mas sem comprometer os passos de quem ainda está por vir.”
No caminho do bem
Queremos oferecer a caminhada mais confortável que você já experimentou, sem comprometer o caminho de quem ainda está por vir.
Gucci? LV, Dior? Não. Essas marcas de moda sustentável luxuosas são muito mais bonitas – e éticas!
Marcas de moda sustentáveis luxuosas, "moda sustentável" significava calças descoladas e suéteres largas e multicoloridas. Esse tempo acabou, já que os estilistas mais renomados da indústria da moda estão produzindo coleções ecológicas e mais sustentáveis temporada após temporada.
Mas porque você está pagando mais por uma roupa chamada "luxo", não significa que os trabalhadores que fizeram isso são mais bem pagos. Na verdade, alguns produtos de moda de luxo são feitos nas mesmas fábricas que as marcas de rua comuns! E rótulos que estão firmemente associados ao luxo italiano, como Prada, Dolce & Gabbana e Armani, LV, e muito provavelmente todas são feitas por trabalhadores de baixa remuneração na China. Então, o que você deve procurar em itens de moda de luxo sustentáveis? Como você pode dizer que uma marca é verdadeiramente 'luxuosa' – e ética? Tenho algumas respostas para essas perguntas.
Partindo do conceito colaborativo, o projeto une empresas e marcas líderes em seu segmento, apresentando materiais que possuam viés sustentável. Uma parceria com empresas responsáveis pela suas famílias, clientes e com o planeta Terra. Busacamos proporcionar e utilizar produtos 100% ecológicos, que visam a economia de água em sua fabricação.
Marcas de luxo feitas co m mão de obra da China,
Sim, feitas na China. Todas as empresas trabalham duro para minimizar custos e maximizar os lucros. Uma das maneiras é terceirizando parte de suas operações mais caras para um terceiro que irá gerenciá-lo a um preço mais barato.
O mundo da moda não é poupado, então aqui estão algumas marcas de luxo, principais que são fabricadas na China, onde desenvolvem os itens de luxo que não podemos ficar sem.
-
1.Prada
-
2.Dolce & Gabbana
-
3.Burberry
-
4.Marc Jacobs
-
5.Armani
-
6.Amora
-
7.Treinador
-
8.Louis Vuitton, conclusão , isso é luxo?
Uma estadia de três meses na Nova Zelândia mudou a vida da empresária Gabriela Machado, que deixou o emprego para montar a Momoc Shoes, uma empresa de calçados vegana e sustentável.
Calçado feminino feito na Espanha
Momoc é o sonho de uma espanhola, Gabriela, que desenha e cria sapatos ecológicos com a ideia de contribuir para a conscientização para "andar de forma sustentável", pois hoje, não só é possível, mas necessário.
Momoc é uma start-up consciente do meio ambiente: criamos sapatos sustentáveis produzidos eticamente na Espanha usando materiais de origem europeia, e especialmente espanhol. Com extremo cuidado escolhemos cada um dos materiais ecológicos criando sapatos únicos e de alta qualidade, que são a combinação perfeita de moda, elegante e confortável.
Desde o verão de 2019 todas as coleções momoc são veganas, bem como sustentáveis, e certificadas por PETA.
Momoc é para aquelas mulheres que amam moda e natureza. A economia circular e o desperdício zero é o futuro. Por essa razão, nossos sapatos são criados com materiais reciclados. Você pode ver o nosso materiais sustentáveis.
Nosso objetivo é o respeito pelos seres humanos, animais e meio ambiente, ajudando nossos clientes a caminhar no planeta de forma consciente, responsável e elegante.
Momoc acredita em Um Planeta, Uma Casa que é seu Lar.
A questão é, o que você está esperando para começar a andar de forma sustentável?
Moda sustentável
Uma estadia de três meses na Nova Zelândia mudou a vida da empresária Gabriela Machado, que deixou o emprego para montar a Momoc Shoes, uma empresa de calçados vegana e sustentável.
Mayara Sansana inaugura a loja no JK IGUATEMI e lanças a coleção “Essência" de outono/inverno 2022, evidenciado a composição de texturas e tecidos sustentáveis, que se destacam como um dos pilares dessa nova coleção.
A coleção interpreta através da percepção do sensorial mãe natureza, a leveza da textura e a forma, corte. “Essência” é combinada por modelos que se complementam entre si através das cores que se conectam com a paleta de tons da natureza e dos contornos pelas curvas acentuadas que unem a plenitude e autoconhecimento sobre uma criação divina.
A marca, preza pelo slow fashion, inspiração os sensoriais da natureza, transmitindo o frescor do recomeço do amanhã. Além disso, as peças são idealizadas para atender as mulheres com todos os estilos, desde o básico aoo elegante, com um mix de texturas e looks monocromáticos, peças curingas para garantir um visual mais luxuoso.
Localização: JK - Piso 2 São Paulo
Ao retornar à Espanha, percebeu que não havia nenhuma marca que oferecesse calçados elegantes e ecologicamente corretos ao mesmo tempo.
Foi então que ela começou a trabalhar para criar Momoc Shoes, que está comprometido com a economia circular e zero resíduos e fabrica seus sapatos com materiais ecológicos e veganos de origem espanhola.
Entrevista com a empresária Gabriela Machado, criadora da Momoc Shoes
No Diário de Empreendedores queríamos conhecer mais sobre a história da Momoc Shoes e, para descobri-la, entrevistamos sua fundadora, a empresária Gabriela Machado. Você ousa saber um pouco mais sobre ela?
Você se considera uma empreendedora? Você nasceu ou, se tornou um empreendedora?
‘A verdade é que, embora eu venha de uma família de empresários - meu pai gerencia vários negócios familiares - a verdade é que no início da minha carreira profissional eu nunca imaginei que eu lideraria meu próprio projeto.
Estudei Direito, depois fiz mestrado e acabei trabalhando como advogado tributário em Luxemburgo, em uma das maiores consultorias do mundo, o sonho de todo recém-formado. Mas minha própria evolução pessoal me levou em outras direções.
Foi uma viagem à Nova Zelândia que me guiou para este projeto. Este país me transformou completamente e eu senti a necessidade de orientar minha vida para algo que deixaria uma marca positiva no mundo e, ao mesmo tempo, isso cobriria um nicho de mercado. Momoc Shoes foi o resultado.
Quais são os maiores desafios ao liderar seu próprio projeto?Há, muitos, há momentos em que eu considerei jogar a toalha, mas sempre há algo (positivo) que me diz que eu tenho que continuar.
Afinal, eu não me tornei um empreendedor para parar de complicar minha vida, então essas dificuldades fazem parte da experiência e tenho que dizer que aprendi algo com todas elas.
O que o fato de liderar um projeto me ensinou é desenvolver paciência (e muito), saber gerenciar fornecedores (equipes) e encontrar soluções rápidas para os problemas que surgem no momento. Qualidades que eu tenho encontrado pouco a pouco e que eu não sabia que tinha.
Se pudesse, teria começado mais cedo como empresário?
Meu trabalho como especialista em impostos internacionais em Luxemburgo, na empresa EY, me ajudou muito em todos os sentidos. Primeiro, para obter segurança profissional. O empreendedorismo tem sido (e é) a coisa mais difícil que fiz em toda a minha vida.
Obviamente, é mais do que compensa porque toda vez que algo vai bem a satisfação é gigantesca, é como quando você termina de correr uma maratona, você fica supersatisfeito, dura alguns dias e correr outra maratona J, então sempre!
O que você recomendaria para alguém que está pensando em começar a empreendedorismo?
"Como uma atriz, Alicia Sanz, disse, falando sobre sua carreira profissional como atriz, se você tem um plano B, então não se comprometa. Ou seja, você tem que estar muito seguro e apenas ter um plano A e ir para ele. Obviamente, adapte-se ao que pode surgir, mas considero importante acreditar firmemente no seu projeto sem se apaixonar por ele, a linha é fina.
Críticas e críticas mais construtivas têm que ser aceitas porque é a única maneira de melhorar e seguir em frente."
E se você está "cego pelo amor" ouvir críticas é difícil. Recomendo duas orelhas e olhos bem abertos e não me cansei de perguntar!
Você pode aprender mais histórias de empreendedores através da nossa entrevista com o empresário Ignacio Chamorro, fundador da joalheria Woncast.
Além da ecologia, em proteger o meio ambiente, a nossa intenção também é proteger a todos, e nesse evento, os profissionais competidores e marcas que participarem dessa produção terão como desafios o tema e a prática de pensar em materiais que protegem a pessoa, a pele, o cabelo, a saúde contra a (radiação de telefone celular e rede wi-fi, e mais, usando tecidos antirradiação, que protege contra essas frequências prejudiciais a saúde). Mãos à obra! Inscreva-se aqui se tiver interesse em participar como estilista, investidor ou patrocinador. Aqui